terça-feira, 11 de maio de 2010

O cristão,o trabalho e a síndrome do pânico


Provérbios 22:13 Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas.

Muitas vezes ao ler este versículo,dentro da Palavra de Deus,ele me incita a sensação,de que o dono deste pensamento,não é exatamente o preguiçoso,como julgou Salomão,e sim,uma pessoa que sofre de síndrome do pânico.
É certo que existem de fato os preguiçosos,acostumados a uma vida tranquila enquanto alguém esta se desgastando em seu lugar;para estes,eu exorto a leitura de Provérbios 6:
6 ¶ Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.
7 Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador,
8 Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.
9 O preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?
10 Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados;
11 Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado.
Exorto o preguiçoso,porque o Deus que servimos é um Deus que nos quer por suas testemunhas neste mundo,e para isso,Ele precisa moldar em nós o caráter de Cristo,de outra maneira não seremos confiáveis a ninguém,não teremos ''moral'' para pregar o evangelho.
Certa vez ,aprendi na classe de Escola Bíblica Dominical ,que tudo o que fizermos,devemos fazer como o próprio Jesus faria,se ele fosse lavar um banheiro por exemplo,como você imagina que este banheiro ficaria?Podemos dizer que Jesus não veio a este mundo para lavar banheiro,assim como ele também não veio para ser carpinteiro,mas duvido muito,que enquanto estas tarefas foram-lhe apresentadas,que ele não as tivesse feito com todo capricho necessário. Ainda hoje,este mesmo ensinamento é uma regra lá em casa,compartilho isto com meu marido,meu filho e pondo eu mesma em prática.Alex é soldador;e tem se destacado em tudo o que faz nas empresas onde trabalha,porque põe esta palavra em prática e este versículo a seguir também:
Colossenses 3:
22 Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.
23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,
24 Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.
25 Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.
Mas como disse,a frase do versículo que abre o post,me lembra mais a alguém com síndrome do pânico do que um preguiçoso.Tarefas simples,para alguém com esta síndrome,pode causar grandes bloqueios.Atravessar uma rua,pedir uma vaga de emprego,lidar com a feroz competitividade entre os funcionários de uma mesma empresa,ser humilhado levando uma bronca do patrão,não conseguir desenvolver uma tarefa de acordo com o que lhe foi ordenado,são fatores que apavoram a mente de muitos,e antes mesmo desta pessoa sair a procura da vaga,se acovarda e desiste.
O inimigo trabalha diligentemente contra o homem,e seus piores armamentos,ele usa no nosso psicológico,mas muito além da medicina-com todo respeito a ela- o cristão tem uma arma de defesa contra os ataques de Pânico:a oração.
Antes de sair para procurar emprego,ou mesmo já estando trabalhando e sentir angústia sempre esperando o pior para o dia que vai enfrentar,dobre seus joelhos por alguns minutos,entregue a Deus seus medos,mesmo aqueles aparentemente mais tolos;entregue a ele o governo de seu dia,de sua vida,da vida de seu patrão,seus colegas..e invoque sobre você as mesmas bênçãos que estavam sobre José -sendo escravo no Egito,Jacó -servindo nas terras do tio Labão, Davi- servindo na dinastia de Saul e l Daniel-levado escravo para a Babilônia:eles estavam em condições desvantajosas,tendo que se submeter a lideranças e opressões,mas prosperavam em tudo o que faziam,eram munidos de inteligencia e capacidade pelo próprio Deus e por isso se destacaram entre os demais ,até chegar a ser líderes.Cada vez que um invejoso se levantou e conspirou contra estes homens ,foi derrotado,porque estavam revestidos com a ajuda do Céu.
Tenho certeza,que um cristão firmado,pode superar a síndrome do pânico,sem o uso de qualquer antidepressivo,ou outros medicamentos;se você sofre desta síndrome,não diga mais ''um leão esta lá fóra,serei morto nas ruas'',mas diga assim:

Salmos 118:6 O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.

Salmos 118:7 O SENHOR está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam.

Salmos 29:11 O SENHOR dará força ao seu povo; o SENHOR abençoará o seu povo com paz.
***conheça mais sob o olhar da medicina a respeito da síndrome do pânico clicando aqui

Abraço e paz!

5 comentários:

Eclética disse...

Olá, Alessandra
muito bom seu blog, os temas q aborda aqui são muito interessantes. Parabéns.

:)

tenha uma ótima semana.

Fabio L. Volpini disse...

Excelente postagem, o inimigo faz de tudo para desacreditarmos no melhor de Deus para nós,por isso devemos persistir em perseverar na fé e nas promessas de sua Palavra, vencendo assim as setas do inimigo em nossas vidas.

Deus abençõe sua vida

A.Deantoni disse...

Shalom!A Paz do Senhor Jesus esteja contigo!É bom saber que os cristãos estão se manifestando e assim obedecendo e realizando o IDE.
Antes da minha conversão o inimigo se divertia as minhas custas, sofria com a síndrome do pânico e isso afetava a minha família tbém, mas pela misericórdia de Deus,após um encontro verdadeiro com Ele, fui liberta, pra honra e glória do Senhor Jesus.Aprendi a me apossar da Sua Palavra e de Suas promessas e orando sempre me fortalecia, me abasteço orando, pois assim tenho cda dia mais intimidade com o Pai!
Não imagino minha vida longe do Pai!Tenho testemunhado para que outros possam serem libertos.
A Ele a honra, a glória e o louvor!

Tatiane Garcia disse...

sábias palavras Alê!!! já reparou como o povo de Deus anda sofrendo com depressão, pânico e outras doenças psicológicas?? temos que vigiar pela nossa saúde.
bjokitas!!!!

Fernanda Santiago Valente disse...

Excelente texto, pois muitas vezes a pessoa está oprimida e não exatamente com preguiça. A depressão, às vezes, não tira a pessoa da cama para cumprir suas tarefas, assim como o medo, o trauma, algum bloqueio, não o deixam trabalhar...
amei!
Deus te abençoe sempre amiga!

Edificando em todo lugar..

type