sexta-feira, 21 de maio de 2010

Perfeccionismo


Eclesiastes 7:16 Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?
Eclesiastes 7:17 Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo?

Este versículo sempre me deixou ''cabreira'',porque a Palavra de Deus nos exorta a andar em espírito,a viver em espírito,e a sermos perfeitos,porque nosso Pai celestial é perfeito.
Acontece,que estes últimos dias tenho sido levada a ministrar sobre alguns transtornos piscológicos do homem.Sim,porque a cada dia o número de cristãos frequentando consultórios de psicólogos tem aumentado.Eu tenho pra mim que há muito mais enfermidade na alma do que no corpo dos homens,e a necessidade de tratá-las é de igual importancia.
Servir a Deus pode nos libertar de muitas destas enfermidades,mas é preciso diagnosticá-las.
Já falamos aqui de síndrome do pânico,complexo de rejeição,timidez,procrastinação e hoje quero falar sobre o perfeccionismo.
Existem pessoas que são perfeccionistas,e isto tanto pode ser bom quanto ruim,dependendo da proporção.Se bem dosados na unção do Espírito Santo,o perfeccionista pode ser uma pessoa de grande valor para a ceara,para a obra de Deus.Certamente tudo o que for lhe dado a fazer será bem feito.Até aí não há defeito,pois o perfeccionista,trabalhado e inspirado por Deus,dará um testemunho excelente.
O problema é quando ele passa a exigir tanto de mesmo,que se nega a fazer algo,por achar que não sairá perfeito.Ou quando ele faz tudo tão perfeitamente que substima a outros e exige de outros tanta perfeição quanto exige de si mesmo.O perfeccionista se ira quando as coisas não saem como gostaria e se desgasta com ansiedades,trazendo uma grande carga de desgaste emocional sobre mesmo e sobre aqueles que o rodeiam.
Pessoas perfeccionistas são líderes de grande sucesso.Perfeccionistas são donos de uma vida disciplinada e organizada.São tendenciosos a prosperidade e ao destaque social,mas também são pessoas que precisam de equilíbrio no ego,precisam reconhecer sua necessidade de outros,e que nem todo mundo enxerga o mundo como ele próprio o vê.Lembrando que Lúcifer,provavelmente era perfeccionista,mas não soube lidar com seu ego
12 Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.

perfeccionistas,que levam seus erros tão a sério que chegam a cometer suicídio.Foi o caso de Aitofel,na Bíblia,que citei a poucos dias neste blog num outro contexto,(veja aqui).
Portanto,a todo perfeccionista-como eu mesma sou uma,mas de alma constantemente trabalhada por Deus- deixo o conselho dado por Salomão:o equilíbrio é sempre a melhor maneira de viver.Nem disciplina demais,nem de menos,nem espiritualidade excessiva,nem a falta dela.Se errar,ria de seus erros,se tiver que conviver com erro de outros,seja maleável,e se coloque no lugar da pessoa.TOME MUITO CUIDADO COM O EGO E COM A VAIDADE...lembre-se que temos um Deus perfeito,que suporta a fraqueza dos homens,sabendo que estes não passam de pó.
Se desejar saber um pouco mais sobre Perfeccionismo sob o olhar da psicologia e da medicina,clique aqui.

8 comentários:

Fernanda Santiago Valente disse...

Olá Alê, seus textos sempre fala comigo. Este então... eu sofro desse mal, nunca está nada bom... faço terapia sabia? É muito bom. Está fazend bem pra mim... Jesus me cura, o psicólogo só explica. rs
um beijão e até...

Suziii disse...

oooi lindaaa..
como eu gosto muito do seu blog... tem um selinho muito especial esperando por ti em meu blog.. passa la.. beijoos

Alessandra disse...

oi Susi,vou buscar,obrigada pelo carinh,um beijão.

MICHELE disse...

Olá querida, a paz!
Muito bem colocada esta mensagem, ela se emprega muitas vezes de forma negativa na nossa vida, porém se fosse colocada como qualidade na nossa vida cristã seria muito bom, cada dia sermos mais corretos, mais perfeitos como Cristo era.
Bjos!

Kenia Soares disse...

Tudo é perfeito. Até os erros. O que seria a perfeição então? Questione-se.

Cristin disse...

Lindas mensagens!!!! AMei!
Bjss

mag disse...

Oi Ale, eu era algo perfeccionista, passei por algumas situações para mudar. O perfeccionista não aceita ajuda de ninguém porque acha que so' ele sabe fazer direito, hum, precisamos de outras pessoas pra tudo nessa vida, não podemos viver so'. Muito bom post..um bj grande com carinho.

Daniela disse...

noh adorei teu blog! vou voltar aqui sempre.. pessoas perfeccionistas se cobram demais, o tempo todo, não admitem falhas, são intolerantes até com o outro, como vc disse... tudo em excesso, com certeza não é bom. eu sempre me cobrei demais no colégio, nunca quis tirar nota baixa.. uma única vez aconteceu isso e eu vi que não morreria... como não morri por causa disso hehehe
querer fazer o melhor não é pecado, mas acho que querer ser perfeito pra receber glória é errado.
:)
os dons de Deus são naturais... nada forçado é bom.. cada um que respeite seu limite.

tô seguindo!! beijãoo.

Edificando em todo lugar..

type