quinta-feira, 27 de maio de 2010

Preparo para as críticas



Bem,de uma forma bastante particular,e necessária,o Senhor,como ótimo instrutor tem preparado o meu coração para elas;AS CRÍTICAS.
Responsável pela desistência de uma boa parte dos cristãos a perseverar no caminho,não há na Palavra,para esta vida,uma promessa de que algum homem,ou mulher de Deus,ficaria de todo imune delas.
Quase insuportável,a crítica abate o homem mais bem intencionado que há,quando este busca mais a fama de bom moço,do que a aprovação de Deus,ainda que diantte do escarnecimento dos homens.
20 O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
21 Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;

Existem dois atrativos para as críticas,a merecida,que vem quando poderíamos amar mais a Deus e servir melhor e por algum motivo não o fazemos,e a imerecida,vinda de pessoas que gostam de criticar ou veem alguma vantagem nisso,por mais perfeito seja nosso trabalho ou sincero nosso coração.
Quando merecemos receber uma crítica,se estivermos humildes e com o coração em Deus ela causará melhoras;trabalhará um aperfeiçoamento e um fortalecimento em nós,seja na nossa sinceridade em adorar(algo interno),seja na tarefa que desempenhamos(algo externo).
Pra mim,o ''espinho na carne '' de Paulo,o mensageiro de Satanás ao qual ele se referia,que o esbofeteava,nada mais era do que uma pessoa ou um demônio usado para criticá-lo em todo tempo.E nestas ocasiões o que ele enxergava?Que era dependente da graça de Deus.Talvez sem este mensageiro,como ele próprio admitia,se ensorbebeceria,pois Deus lhe revestira de grandes dons!
2 Coríntios 12:7 E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
Ser esbofeteado,pode não ser algo literal,mas apenas uma simbologia de uma afronta ''na cara'',e a receita bíblica contra isto é esta:
Lucas 6:29 Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra;
Não adianta revidar,Deus s encarregará de mostrar nosso valor.
É isto o que Ele promete no livro de Isaías quando diz:
54:15 Eis que seguramente poderão vir a juntar-se contra ti, mas não será por mim; quem se ajuntar contra ti cairá por causa de ti.
Ele deixa claro,que é praticamente impossível viver sob 100% de aprovação das pessoas,que é natural,quando estivermos vencendo,pessoas se levantarem contra nós,como fizeram os irmãos de José do Egito,como fizeram Arão ,Miriã ,Datã,Coré e Abirão contra Moisés no deserto,como fizeram os presidentes e príncipes da Babilônia contra Daniel ,como fizeram contra o próprio Jesus...mas todavia,todo aquele que se levantar contra um ungido não prevalecerá estando este firmado em seu Deus.
Desta forma amados,o Senhor tem me preparado.Sim,tenho recebido muito carinho e honra por onde tenho passado,tenho vivido um momento de realização no meu ministério,e como todos sabem,sonhado com o sucesso de meu livro.O Senhor tem me revelado grandes promessas,tem firmado meus passos e me preparado uma mesa na presença dos meus adversários,mas junto com as honrarias,certamente surgirão as críticas,e não devo eu me abater por causa delas.
Compartilho este post como uma faca de dois gumes,o que o Senhor tem soprado aos meus ouvidos para meu próprio uso,pode também servir pra você que me lê,mas não sejamos parciais,paranóicos,fazendo papel de vítima o tempo todo,saibamos sempre reconhecer quando a crítica é construtiva e quando é destrutiva,quando é justa,e quando é injusta...e como os discípulos,caminhemos firmados sempre nesta verdade
2Coríntios 6:
4 Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias,
5 Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns,
6 Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido,
7 Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda,
8 Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros;
9 Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos;
10 Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.

*Abraço e paz!

4 comentários:

Cadinho RoCo disse...

Pela força do poder de Deus em nós é que encontramos fôlego e disposição para cumprirmos com aquilo que nos induz a um envolvimento sempre e cada vez mais profundo com a espiritualidade do nosso próprio ser.
Cadinho RoCo

Anônimo disse...

Com certeza as críticas podem nos tirar do caminho se não soubermos o que é construção e o que é destruição.
Eu já sofri com críticas destrutivas, hoje vou caminhando e aprendendo a diferença.
Esse post me caiu muito bem.
Beijos, te amo em Cristo!

Daniela disse...

ainda preciso aprender a lidar melhor com as críticas
eu me critico bastante já e tb tenho que me conter um pouco hehe

bjsss e seu blog valeu a indicação lá no meu.

Anônimo disse...

Olá amiga vi seu comentário no meu blog só que assim eu não fiz aquele blog ali com intuíto de divulgá-lo sabe por isso eu tirei o campo de seguidores porque minha intenção era mesmo de fazer um caderno de receitas virtual, mas com seu pedido coloquei novamente para quem quiser seguir porque assim pode copiar as erceitas né que são uma delicia hehehe e adeus regimes mas eu vlou por umas ligth qdo tiver tempinhu ta bejinhuxxxx

Edificando em todo lugar..

type