quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Chronos e Kairós - O Tempo de Deus




  Os gregos antigos tinhas duas palavras para o tempo: Chronos e Kairós.

Chronos

No Chronos, a ação e imediatista, é o homem agindo com os seus meios para atingir seus objetivos, Quando as pessoas não usam de qualquer artifício para conquistar o que querem e quando conquistam percebem que aquilo não os preenchem como sonhavam, resta um vazio...

Kairós

Ja no Kairós, que significa "o momento certo" ou "oportuno", enxergamos a ação de Deus na nossa vida, e por isso, a realização ocorre com o nosso esforços e com a confiança (fé) na intervenção Divina. É onde o homem passa a realizar coisas que nem sequer imaginava poder fazer, passa possuir o que nunca sonhou, é o ter além do que esperava, dentro do tempo certo, dentro do Kairós, tempo de Deus.
Somos como a pequena semente do abacateiro, onde poucos enxergam além do minúsculo "grão de vida", que á lançado ao solo e lá fica imóvel por muito tempo. Quem enxerga os abacates maduros na semente enterrada no solo? Quem vê na pequena semente uma árvore com mais de 25 metros de altura?
Por isso, o chamado do Apostolo Paulo aos Colossenses 4:2 que diz:
"Perserverai em oração, velando nela com ação de graças"
é o convite para a praticar diária da fé, da oração sublime de confiança em Deus. Se o momento está difícil, não há necessidade de desespero, deve-se continuar servindo, trabalhando, orando com a certeza de que tudo o que podemos ser, o que precisamos ter, será providenciado na hora certa.
Assim também ocorre com o homem, poucos enxergam as qualidades que temos, mas Deus que tudo vê o provê, enxerga em cada um de nós as potencialidades que Ele sabe que possuímos, os frutos armazenados em nosso interior. Ele sabe o momento certo do despertar desses frutos, de elevar a nossa altura.
Nem sempre o desabrochar do chão é um processo sem dor, nem sempre é tão tranquilo, mas os que confiam de verdade no Senhor, projetam sonhos adiante, não desistem diante do solo seco, nem da falta de chuvas, nem tampouco do sol escaldante. Seguem em oração, trabalhando o Chronos, tempo dos homem, confiando no Kairós, tempo de Deus, que nunca falha e preenche para sempre, corpo, coração e alma.
***Antes de achar este texto maravilhoso,eu escrevi uma poesia no *Alessandra Barcelos,totalmente embasada em meus sentimentos,mas achei que estava faltando algo mais,que havia ficado confusa..engraçado que hoje pela manhã eu usava um creme Natura de nome Chronus e decidi que pesquisaria o significado da palavra quando chegasse na loja(coisas de Alessandra)..encontrei este texto que explica Chronus e Kairós e pude entender minha própria poesia ha ha..aí acrescentei nela as duas palavrinhas que faltavam.Realmente..quantas coisas em minha vida foram desejadas em um tempo chronus,imediatista,,mas conquistadas  apenas no kairós de Deus..relacionamento amoroso,vida profissional,ministerial..tenhamos pasciencia..trabalhemos no Chronus,mas tenhamos nossa confiança no Kairós para que a conquista não se torne vazia,ou para que não cometamos acidentes,perdendo o que nos foi entregue por falta de preparo.
A poesia Corrida  pode ser lida clicando aqui
oração de hoje:
Senhor,ajuda-nos a usar o tempo do homem,para fazer tudo o que estiver a nosso alcance,mas nos guardando da ansiedade,descansando no teu tempo,o teu Kairós,que é sempre melhor e mais perfeito que o nosso.Traga a nossa memória para consolação,todas as coisas que já cumpriste em teu Kairós,que se fossem realizadas em nosso chronus,não seriam tão perfeitas..que venha sobre nós o teu tempo,o tempo da realização das promessas,prepara-nos Senhor e as circunstancias a nossa volta.Te louvamos e agradecemos,em nome de JESUS,AMÉM!

Um comentário:

Bia Oliveira disse...

É...muitas vezes é difícil esperarmos o tempo de Deus, mas como você disse, ele sabe o tempo certo de tudo né .

Quero também avisar que saiu mais um vídeo do meu projeto de vlog rs
http://biiablogando.blogspot.com

Entrando no blog, se puder, vote também no nome que você acha mais legal para esse projeto de vlog rs
Tem uma enquete no lado direito da postagem.

Obrigada :)

beeijo ;*

Edificando em todo lugar..

type