sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Socorro ao pecador-parte 2


Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.1Reis 5:14
E ainda no tema do post de ontem,''Socorro ao pecador'',sempre existem dois lados de uma mesma moeda.Há o lado da Igreja,que tem perdido tantas e tantas vezes a visão de seu chamado,para consolidar as vidas em Cristo Jesus,se deixando distrair demais com este mundo.Sim,muitas vezes temos toda a aparência de piedade de Deus,mas nos falta a eficácia dela.Precisamos não só fazer as coisas certas,mas fazer pela motivação certa também.O desejo de ser elogiado,de se destacar,e até de ser galardoado por Deus por fazermos Sua obra e Sua vontade,tem que ser infinitamente menor do que o desejo de realmente transformar uma vida e leva-la a uma conversão genuína,os valores não podem se inverter,por exemplo,o prazer que sinto por ter publicado meu primeiro livro,não pode ser maior do que o desejo e a preocupação de que ele faça diferença na vida de quem o lê,se não,já terei perdido o foco,já terei me deixado seduzir pela vanglória humana,e meu galardão ficará só nesta vida,enquanto a Palavra nos ensina,que devemos buscar a coroa incorruptível...
Mas hoje eu queria mesmo,era ainda inspirada em Naamã,falar diretamente aqueles que estão em pecado.
Escolhi Naamã porque biblicamente a lepra representa o pecado,todo aquele que tinha lepra nos tempos da lei de Moisés deveria ficar separado do povo e considerado impuro.Naamã-a Bíblia nos conta-era um homem muito respeitado,rico,porém leproso.
E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.2Reis 5:1
hoje em dia,muitos são como ele,levam uma vida socialmente bem sucedida,têm amigos,têm estatus..mas moralmente andam envergonhados,intimamente são atormentados por suas consciência,pelo peso de seus pecados.
Na história de Naamã houveram alguns pontos decisivos:
1-alguém lhe pregou a respeito do poder de Deus,e era uma escrava,que vivia em sua casa.

E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.2Reis5:2-3

2-ele deu ouvidos,ainda que soubesse ou visse na escrava alguém socialmente inferior a ele.Muitos,deixam de ouvir um cristão a pregar o evangelho,porque são mais ricos do que estes,mas a Bíblia diz que mesmo quando pobre,um cristão tem muito mais paz e alegria do que um pecador rico de coração endurecido.
Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.Salmo 4:7
3-Naamã foi ao local onde a menina descrevera que estava a bênção,no caso,a terra de Israel.Para sair da humilhante condição de pecador,as pessoas devem ir,ainda que rastejantes,buscar uma Igreja,uma casa de oração,um lugar onde um servo de Deus,ou mesmo toda a comunidade possa socorrer sua alma.
4-Ele obedeceu o profeta de Deus.
Na verdade,ele primeiramente quis questionar,estava acostumado a ser bem tratado onde chegasse e a ditar todas as regras,mas desta vez foi diferente,Eliseu se quer o atendeu pessoalmente quando ele chegou a sua procura;mandou seu ajudante.Como se este desaforo não bastasse aos olhos de Naamã,ainda lhe ordenou mergulhar 7 vezes no rio Jordão,um rio cujas águas tinham aspecto enlameado.Naamã esperava que Eliseu simplesmente lhe impusesse as mãos e ele fosse curado.

Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.

Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.

Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.2Reis5:11-13

Muitas vezes,Deus não libera cura e libertação imediatamente,quando a pessoa ''pisa os pés na Igreja''...os 7 mergulhos de Naamã significa pra mim um processo de perseverança,de aprender obediência,aprender o temor devido a Deus e a confia Nele...talvez se Naamã fosse imediatamente curado de sua lepra,virasse as costas e nunca mais voltaria a Israel nem quereria saber daquele Deus que lhe entregou pelo profeta a cura;mas os 7 mergulhos deu-lhe tempo de arrependimento,humildade,conversão...
O pecador precisa saber que na Igreja,não importa sua condição social,ele é apenas um pecador necessitado da misericórdia e do perdão de Deus como qualquer outro.Na Igreja toda autoridade se inverte,o profeta é quem manda,e se este homem,esta mulher deseja realmente ser curado,deve lhe obedecer e se submeter ao tratamento de Deus,seja este como for..
*Abraço e paz!
***amados estou me organizando para fazer visita aos blogs,responder emails e recados deixados aqui,só mais um pouco de pasciência .Não deixei de interceder por ninguém que pediu minha ajuda em oração,estamos juntos!

Um comentário:

Daniela disse...

oi Ale.. olha eu vejo duas palavras chaves nessa passagem... perseverança e humildade... Deus n olha pro que somos ou temos perante os homens,.. só Ele conhece a nossa dor e é capaz de se revelar a nós por sua infinita misericórdia.

bjoss

Edificando em todo lugar..

type