sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Coração ressequido


 Existem fases na vida cristã onde estamos a todo vapor com as orações,com os jejuns,com o servir e adorar.Sentimos o Senhor pertinho,a palavra revelada salta aos nossos olhos após a oração,arde e queima dentro de nós.Nestas horas somos adoradores apaixonados,extravagantes..
 Por que será então,que não vivemos sempre neste estado de contemplação da Glória do Senhor?Por que no momento seguinte,nosso humor torna-se seco,  nos afastamos involuntariamente..perdemos o desejo de buscar e fica difícil até mesmo adorar com ou sem motivos aparentes?
 O salmista ,no Salmo 32 chamou este estado de ''sequidão de estio'',pois  ''estio'' provem da palavra ''estiagem'',sequidão causada por falta de chuva.
  Lendo o contexto do Salmo vemos que o que deixou seu coração ressequido e sem chuva,foi o pecado cometido e encoberto:

Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.
Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.)
Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (vers.3-5)
Desde Adão é assim:o homem é influenciado pelo maligno,comete pecado e então se esconde de Deus.Eis uma arma poderosa para o diabo:ele espera o alge da nossa adoração,espera o momento de uma grande experiência e da revelação do amor de Deus sobre nós,de emboscada,prepara numa bandeja aquele pecado ao qual somos mais  sussitiveis(sim porque a Palavra diz que Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado(iludido) pela sua própria concupiscência.Tiago 1:14, ou seja..todos nós temos em nosso coração áreas mais fracas para determinados tipos de pecado,o diabo nos analisa e nos conhecendo prepara circunstancias favoráveis para sermos pegos neles.)e uma vez que formos fracos e cedemos ,aponta -nos o dedo na cara,insulta-nos perante o Pai,e nos convence de que somos falhos demais,inconstantes demais para andar com Deus, e que por isso devemos nos esconder e nos afastar!
  Como o Senhor poderá derramar a chuva do seu Espírito num coração que esta encobrindo o erro,endurecido e desconfiado ?
   Continuando a ler o  Salmo 32 percebo a diferença entre aquele que ama o Senhor e reconhece a necessidade da Sua Presença daquele que não o conhece..
Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão.
Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Selá.)(v.6-7)
Quem ama a Deus,e por acidente comete pecado,não permanece envolto nele por muito tempo,porque sua alma clama desesperadamente pelo brilho do Senhor sobre ela,então este justo ''orará a tempo''   para se reconciliar com Deus o mais depressa possível.E certamente encontrará perdão,pois  temos a graça imerecida de Cristo,que é hoje nosso Supremo intercessor.
O segundo trecho me faz lembrar uma canção do DT  de nome Amigo Fiel que eu ouvia nos tempos da minha mocidade,eu me embriagava daquelas canções,eram meu esconderijo dos desejos impulsivos do meu coração,meu esconderijo de um amor que eu sentia por um rapaz mas não agradava o coração de Deus(leia em meu livro)..quanto mais desejo de me aproximar daquele moço e cometer pecado eu tinha,mais eu me refugiava nas orações ,nos jejuns e no consolo daquelas canções..
Quero terminar este post dizendo-por experiência própria-que a vida cristã é mesmo feita de muitos altos e baixos,porém, em dias de sequidão de estio'',temos uma promessa da parte do Senhor contida em Isaías 58:11
E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. Isaías 58:11
Mesmo nos dias áridos,desertos,teremos nossos ossos fortalecidos por Deus,seremos regados pelo seu Espírito,se realmente o amamos,o pecado não terá domínio sobre nós,não  seremos para sempre iludidos e atraídos a ele,..creia que Ele tem perdão,e que é o seu esconderijo,quando as iniquidades são maiores e mais fortes do que você(Pois já as minhas iniquidades sobrepassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças.Salmos 38:4.)ainda podemos confessar,clamar e nos esconder em Deus!
*Abraço e paz!
0ração de hoje:
Senhor,tenho escondido meus pecados,esperando que o Senhor se esqueça deles por vontade própria,tenho feito como Adão,me escondido de Ti.Mas eu te amo Senhor e hoje venho confessar minha culpa(diga o nome do seu pecado) porque meu coração esta ressequido e mina alma se tornou como uma terra sem chuva,a chuva do teu Espírito.Tu és o meu esconderijo,me guarda deste pecado pelo qual tenho sido atraído(a) e iludido(a),me toma de volta para Ti pois minha alma te deseja intensamente.Derrama sobre mim o teu Espírito,leva-me a um lugar onde eu possa ser regado(a) constantemente.Em Nome de Jesus,amém!
Ele esta de volta!
*A edição 2011 do livro ''Sobre Tudo O Que Se Deve Guardar,Guarda O Teu Coração'' já foi liberada 

*Adquira comigo pelo email alessandradacunhabarcelos1@gmail.com 
*por 27,90 +frete=35,00  e receba em sua casa  em qualquer lugar do Brasil
*edição revisada

4 comentários:

Fran Souza disse...

Uma ótima palavra, que com certeza nos fará viagiar mais, e orar.
Deus continue te ab~ençoando linda.
Bejos

Laio Veloso disse...

GLÓRIA A DEUS! Esse post é muito edificante! Deus te usa na Terra, hein??? hauhauahuahauahau

Que Deus continue te abençoando!

Claudio Rodrigues disse...

Parabéns pelo artigo excelente.

Sou mais um, igual você, que por experiência própria, pode dizer que a vida Cristã é cheia de altos e baixos, mas seu texto é praticamente um manual de instruções de como nos comportar nos momentos baixos.

Gostaria de aproveitar para divulgar o sorteio de uma bíblia NTLH que estou fazendo. Mais informações aqui: http://vivendocomoservo.blogspot.com/p/promocoes.html

Que Deus a abençoe.

Alessandra disse...

oBRIGADA AMIGOS,QUE REALMENTE VENHA EDIFICAR A CADA UM,POIS OS ALTOS E BAIXOS SÃO MESMO COMUNS NA VIDA ESPIRITUAL..
Amigo Claudio,queria me inscrever na promoção,achei seu blog muito interessante e inteligente,mas não encontrei link para comentários..apenas aquele de reações.Se não enxerguei direito,por favor me avise que quero muito essa Bíblia rsrsrs!Abraços.

Edificando em todo lugar..

type