quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sabedoria

.


  Há pessoas que desejam ser sábias,seja lá por qual motivo for:por questão de segurança(temem pelo futuro),por questão de perfeccionismo(querem ser perfeitas),de caráter(desejam ser justas),por desejo de destaque,vaidade(...)sempre há uma motivação  primária no coração seja ela nobre ou não,mas que a faz desejar a sabedoria!Esta motivação pode ser alterada na metade do caminho;com certeza a pessoa que entra pelas suas veredas,não sairá do outro lado a mesma,é como naqueles desenhos animados,onde entra-se por uma passarela feio,cheio de cacarecos,e sai-se reluzente e lindo .
Como foi feito o milagre?Só Deus o sabe,nem mesmo nós percebemos claramente o quanto mudamos..pois que  também é longo o tempo decorrente da transformação!
  A Bíblia nos incentiva a buscá-la -a Sabedoria- dizendo que ela é algo prioritário,principal.
 sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.Provérbios 4:7
Que não foi de qualquer maneira que Deus criou o mundo,mas que Ele o fez com sabedoria
O SENHOR, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus.Provérbios 3:19
E que ela ,vale tanto o quanto vale ouro e riquezas,com uma vantagem sobre estes:ela tem poder de acrescentar vida a seu possuidor!
Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.Eclesiastes 7:12
 Há quem pense poder achá-la  no muito estudar,há quem pense que ela vem com a experiência de vida,há quem acredite que ela é conquistada através de filosofias...mas o Senhor nos dá o primeiro passo para obtê-la,como um professor em sua primeira aula,o primeiro contacto com os alunos,a primeira matéria,raiz de tudo:
Ele diz que o temor a Seu nome é o princípio da sabedoria.
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.Provérbios 9:10
Não importa o quão bom pensemos ser,o quanto de inteligencia e potencial tivermos...quanta disposição para os estudos,quanta capacidade de representar diante da vida...sem o temor a Deus,poderemos ser espertos,inteligentes,jamais sábios!
   No Salmo 85,levitas expressavam um momento que estavam vivendo onde Deus lhes ensinava a temer seu Nome.Eram raça eleita por Ele,filhos daqueles que saíram do Egito para entrar na Terra Prometida.Viveram dias de glória e ascensão material,herdadas  de seus pais...mas esqueceram-se do primeiro passo que faria deles a nação mais sábia e entendida de toda a terra:o temor do Senhor.Por falta de ensinos a cerca da Palavra de Deus,a reverencia se perdeu em algum lugar,tornaram-se filhos mimados,que desfrutam da glória sem saber dos sacrifícios por trás dela..pois bem,Deus os levou de volta a aula número 1!
  Os levitas,filhos de Coré que escreveram o Salmo 85, até a metade do Salmo ,apenas lamentam o estado em que chegaram por andar erroneamente,mas da metade em diante mostram um  novo conceito sobre Deus,quando dizem:

Escutarei o que Deus, o SENHOR, falar; porque falará de paz ao seu povo, e aos santos, para que não voltem à loucura.
Certamente que a salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite na nossa terra.

A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram.
A verdade brotará da terra, e a justiça olhará desde os céus.
Também o SENHOR dará o que é bom, e a nossa terra dará o seu fruto.
A justiça irá adiante dele, e nos porá no caminho das suas pisadas.Salmo 85:8-13

  Eles descobrem que tem um preço para serem especiais,honrados e privilegiados por Deus: hão de andar em temor e obediência,desta forma,atrairão para si as coisas citadas : glória em sua terra,a misericórdia e verdade,ajustiça e a paz.o fruto de seu plantio concedido por Deus,e  principalmente,um Deus que estará a frente deles em qualquer caminho,abrindo passagem ,mesmo onde não há nenhuma.
   Se tens se perdido da lição número 1,volta correndo!Nenhuma inteligencia,conhecimento,nenhuma herança  espiritual ou física,pode dar as garantias que nos dá a sabedoria,sem que conservemos o principal:temor a Deus!

*Abraço e paz!
oração de hoje:
Ai de mim Senhor que sou homem!Penso saber tanto,penso ter tanto potencial e inteligencia!Penso ser tão experiente e bom naquilo que faço..mas ás vezes me esqueço que a base de tudo é temer-te!Oh Pai,eu volto meus olhos ao princípio,eu reconheço minha miséria e incapacidade quando longe da obediencia e temor..Tu És Deus,teus pensamentos são insondáveis,tua sabedoria inexcrutável,e eu sem Ti nada sou.Confesso-me dependente agora e para sempre,não há sabedoria alguma,longe do Senhor.Louvado seja,amém!

4 comentários:

Tatiane Garcia disse...

Quanta beleza no seu texto Alê!
eu falo tanto em sabedoria, em buscar do Senhor, mas sabe...as vezes peco por ter cabeça quente...sempre q escorrego, me lembro que na ira não se opera justiça de Deus...mas aiiiii...as vezes é difícil controlar!
bjobjo

Uma serva do Senhor! disse...

Bom dia Alê, a paz do Senhor, quero apenas lhe agradecer por lembrar de mim em suas orações, pois creio que Deus vai mudar o quadro de minha historia. Sou mto abençoada com seus textos, Deus te abençoe! Bjos

Unknown disse...

paz do Senhor! muito edificante o seu blog. Que Deus continue lhe abençoando mais e mais. E se puder visite meu blog e siga-me http://semeadorfiel.blogspot.com/

Do seu irmão em cristo Josivan (o semeador)

Rafael Furlan disse...

Muito legal, curti, nunca havia pensado na sabedoria desta forma, obrigado, me trouxe algo muito bom no dia de hoje.

Dê uma olhada no meu blog também, ficarei muito contente,

http://gruposaldearte.blogspot.com/

Edificando em todo lugar..

type