segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Qual o prazo de validade?

E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.2 Samuel 9.3
Neste fim de semana,um assunto não saía da minha cabeça,e comecei a reflectir numa conversa íntima com o Espírito Santo sobre os relacionamentos,e o quanto eles têm sido cada vez mais passageiros e descartáveis.
 Lembrei-me da história da amizade entre Davi e Jonatas,amizade de verdade,mais importante para Davi até do que o amor das mulheres(e não queira deturpar a Palavra,eles não eram apaixonados um pelo outro,eram de fato puramente amigos,o que Davi quis dizer provavelmente,é que o amigo o entendia mais e melhor do que uma esposa,por isso esposas...sejamos as melhores amigas de nossos maridos!)
Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.
2 Samuel 1:26
E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.1 Samuel 18:3

 Jonatas defendeu Davi de seu pai Saul o quanto pôde,Davi chorou amargamente a morte de Jonatas,mas também  tomou uma atitude em sua homenagem:honrou seu amigo,trazendo para o palácio assim que foi constituído rei,Meufisbosete,filho de Jonatas,aleijado dos dois pés.Meufisbosete comeu na mesa do rei por todos os dias de sua vida,Davi lhe concedeu o respeito,o carinho e a honra que gostaria de dar para o amigo falecido.
 No livro de provérbios,Salomão deixou registrado:Não deixes o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade; melhor é o vizinho perto do que o irmão longe.
Provérbios 27:10

Este versículo me faz lembrar de episódios interessantes em minha vida:meu pai foi um homem muito requisitado,enquanto saudável e próspero,vivia cercado de vários amigos ''boa-pinta'' e tinha também os amigos de ''boteco'',pois tinha o fatídico vício pelo álcool.Como adolescente,cheia de opiniões,sempre desprezei os ''amigos de boteco'' do meu pai,pensava serem eles os responsáveis pelo mal vício.Mas lembro que no dia de seu velório,os amigos ''boa-pinta'' dos tempos das vacas gordas,agora já tão magras que o empurraram para a morte,olharam-no rapidamente no caixão e logo saíram alegando outros compromissos.E me lembro quando chegou um dos ''amigos de boteco'',vestido de trajes tão simples e surrado,tirou seu boné diante do caixão e chorou sinceramente pelo amigo morto e ali ficou até o momento do enterro.
 Há amigos que nos conheceram na pior e nos ajudaram muito com o pouco que podiam,o conselho de Salomão,é para que nos bons tempos não os desprezemos,nem nos esqueçamos do bem que nos fizeram.Neste versículo ainda é dito que muitas vezes nosso vizinho  tem mais prazer em nos ajudar,do que um irmão de sangue.
  Dei a este post o nome ''Qual o prazo de validade?'' porque quero suscitar em você que me lê um desejo que o inimigo tem roubado de nós:de sermos leais e constantes em nossos relacionamentos,começarmos um namoro,para que ele finde em casamento;iniciar uma amizade e sustentá-la por longos anos,poder olhar nos olhos do mesmo amigo lá na frente sem menosprezo, mágoas,ressentimentos,invejas ou falsidades , sem lhe dever nada,nem amor;e se for necessário,perdoando e concedendo a segunda chanceSe for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Romanos 12:18.Que nossos ministérios cresçam e se desenvolvam na Igreja onde fomos plantados sempre com o apoio confiado e sincero dos nossos líderes,que evitemos romper com a congregação,que nossos clientes,ou aqueles que usam de nossos serviços profissionais,voltem cada vez mais satisfeito com a honestidade,amabilidade e com os serviços prestados e isto durante anos...porque é assim que com o passar dos anos,mostraremos o carácter de Cristo  que em nós está.Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.
E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.Provérbios 3:3-4
  Que não esqueçamos nossos pais  e sogros quando envelhecerem ,não nos percamos de nossos filhos,não abandonemos o amigo que não conseguiu  acompanhar nosso progresso...assim,o prazo de validade de nossos relacionamentos serão eternos e firmes,como é a aliança que Deus oferece aos seus eleitos.
Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.Jeremias 31:3
  Qual é o prazo de validade de seus relacionamentos com seus amigos,namorados,clientes,patrões,e Igreja?Pense nisso,bom início de semana,abraço e paz!
Já adquiriu meu livro?Você também vai se apaixonar...

****para adquirir através de mim autografado envie email para alessandradacunhabarcelos1@gmail.com
****para adquirir pela Editora Schoba loja virtual clique aqui
***Sorteio de uma cópia no blog Crítica Construtiva ao Comportamento,participe clicando aqui

2 comentários:

Fernanda Cardozo disse...

obrg por seguir meu blog pf me ajuda a divulgar

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

è interesante o que a Bíblia diz em outro texto: "...e os inimigos de um homem serão os da sua própria casa". É imortante procurarmos a revelação dada pelo Espírito Santo sobre essas coisa, para não radicalizarmos em regras fixas.

Tenho muita saudade dos tempos que meu irmão era meu melhor amigo!

Que Deus continue lhe abençoando com a Sabedoria.

Edificando em todo lugar..

type